domingo, 21 de dezembro de 2014

Guirlandas


A origem da guirlanda natalina, ou coroa de Natal, é anterior ao cristianismo. Ainda na época dos gregos pagãos, elas eram colocadas nas portas de entrada como um “adorno de chamamento” aos deuses, ou seja, um sinal de boas-vindas.

Já na Roma Antiga, um ramo de plantas enrolado no formato de coroa era um voto de saúde. Posicionando-a na porta de casa, significava saúde para todos os habitantes.

Um pouco depois, na Idade Média, a sua relação com o Natal ainda não era muito forte. Também como símbolo de boas-vindas, era exposta na porta dos lares durante o ano inteiro com o brasão familiar. Além disso, ela servia de proteção contra bruxas, demônios e má-sorte.

Sempre carregando um significado bom, hoje a guirlanda é utilizada como decoração de Natal. Representando paz, prosperidade, evolução e recomeço, elas continuam adornando a porta de entrada de lares ao redor do mundo.



“A guirlanda é um símbolo de proteção. No Antigo Egito as guirlandas eram confeccionadas para serem colocadas nas portas dos templos, usadas como adornos de cabeça e como enfeites nas múltiplas festividades religiosas. Na Roma Antiga, um ramo de plantas enrolado no formato de coroa era um voto de saúde e quando posicionada na porta de casa significava saúde para todos os habitantes.Na Índia Média ela também era considerada como um símbolo de boas-vindas e era exposta nos lares durante o ano inteiro juntamente com o brasão familiar. Além disso, ela servia de proteção contra demônios e má sorte.Hoje em dia, a guirlanda ainda resgata o significado ancestral de símbolo de boas-vindas, de proteção e de abundância.Colocar uma guirlanda na porta de casa é sempre uma visão carinhosa de boas intenções, representando paz, prosperidade, evolução e recomeço, por isso elas continuam adornando a porta de entrada de lares ao redor do mundo no Natal e em todos os dias do ano.”




Bibliografia
• Bakos,Margaret M. Fatos e Mitos do Antigo Egito, Ed. PUCRS
• Nery, Israel José. O Natal e seus símbolos, Ed. Vozes, 1978

Yule



Hoje é Yule. 

É comemorado no Solstício de Inverno, que é a noite mais longa do ano. Depois desta noite, as noites vão começar a ficar mais curto e mais dias.

 É o renascimento da Sun.

A cada seis meses há um Solstice. No solstício de verão o dia mais longo do ano, a Lua Sun assume o controle dos céus e os dias ficam mais curtos e noites mais, as partidas a frio mais para, em conjunto e e vegetação sobre a terra começa a morrer. No solstício de inverno enceramento Sun assume e as noites começam a ficar mais curtos e os dias mais longos, é um sinal de que a Primavera está a poucos meses de distância, onde a vida vai começar uma nova ea terra vai começar a flor e flor.

Em Yule comemoramos o retorno de enceramento Sun. Em Wicca é o nascimento do Deus Sol, que tem muitos nomes, Cernunnos, The Oak Rei, Apollo, Sol, Freyr, Horus, Mithras e muito mais. A Deusa dá à luz a ele nesta noite, ela se sacrifica para dar vida ao Senhor da Luz para garantir a sobrevivência de terras.

Na antiga tradição Yule foi comemorado com um grande fogo, onde pessoas da cidade e aldeões iria dedicar-lo para o Deus Sol. Eles iriam encher sua casa com sempre-vivas e uma árvore verde para mostrar que mesmo que a terra é estéril e morto, a vida é ainda florescente, eles iriam decorar a árvore e sua casa com objetos brilhantes para incentivar o sol brilhar Deus.

Usamos Holly e Mistletoe em Yule como símbolos da fertilidade do Deus e da Deusa à medida que crescem no inverno. As bagas vermelhas do azevinho representa o sangue da Deusa e as bagas brancas de Mistletoe representar o sêmen do Deus para garantir a Primavera saudável e colher para vir.

O Solstício de Inverno foi comemorado por muitas culturas antigas um dos mais famosos sendo Saturnalia e mais modernamente Natal e Hanukkah.

Yule é uma celebração da luz, e do Sol e é a vida dando propriedades sobre a terra. É um tempo para se alegrar e ser grato por tudo o que temos e para reunir forças para o novo ano. É um tempo para refletir sobre o ano que passou e olhar para o futuro.

Hoje à noite uma fogueira de Carvalho, em honra do Deus Sol e falar seus desejos para ele das chamas para o novo ano que vem

Comer...beber e ser feliz.

Bênçãos de Yule a todos.