02 DE AGOSTO
Festa de Nossa Senhora dos Anjos, na Costa Rica. Celebrada com
procissões para “La Negrita”, sua pedra sagrada, ela é uma das
manifestações da Virgem Negra, versão cristianizada da Deusa da Face
Escura, a deusa da morte.
Em inúmeras igrejas na Espanha, França, Itália, Suíça e Polônia, encontram-se estátuas da Virgem Negra. Segundo os pesquisadores, sua origem remonta aos antigos cultos das deusas Cibele, Ísis, Inanna, Anath, Kali, Démeter, Ártemis e Athena, cujas estátuas negras, bem como seus templos, foram adotados nos primórdios do Cristianismo.
Sob a influência destas antigas estátuas negras, posteriormente destruídas por monges fanáticos, escultores dos séculos seguintes criaram novas estátuas, chamando-as de Madonas Negras. Portanto, ao contrário do que afirmam as fontes cristãs, elas não são estátuas brancas que foram enegrecidas pela fumaça das velas, mas reminiscências das antigas deusas, reaparecendo na nova religião de forma sutil e misteriosa.
Na Irlanda, homenageava-se Carman, a senhora da magia negativa, da esterilidade e da aridez. Oferendas e orações eram feitas para assegurar o crescimento da vegetação e a fertilidade dos animais.
Dia de Lady Godiva em Coventry, na Inglaterra, lembrando com festejos nas ruas. A lenda conta que uma mulher, no século XIII, atravessou a cidade a cavalo, totalmente nua, coberta apenas por seus longos cabelos. Alguns historiadores interpretam essa lenda como uma reminiscência do culto a Epona.
Celebração da deusa persa Anahita, deusa da lua e do amor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário