sábado, 2 de outubro de 2010

As runas...........oraculo milenar ....



A origem das "Runas Mágicas" é contada em uma lenda dos Povos Nórdicos. Diz a lenda que Odin o Deus dos deuses, ficou dependurado de cabeça para baixo na árvore sagrada : - ( Yggdrasil ) em Asgard, por nove dias e nove noites, sofrendo todas as provações mortais, embora fosse imortal sentia muita dor.
E quando sua resistência parecia minar-se, veio a iluminação: avistou as runas no chão, desvendou seus mistério e os revelou aos mortais.
As runas lembram pedras "pré-históricas", simbolos pictóricos gravados pelos antigos que não conheciam a escrita mas já se utilizavam das runas para fazer suas previsões.
Por volta de 150 a.C à 250 a.C. uma tribo Germanica estabeleceu o sistema fonético conhecido por : "FUTHARK" derivado das seis primeiras runas assim teria sido criada a escrita alfabética, partindo de um modelo encontrado no norte da Itália.
A partir destes grifus, surgiram as runas cujo significado é " Coisa Secreta ". Seus praticantes eram conhecidos como os " Praticantes de Rumenal", que sacudiam a bolsa que continha as pedrinhas e espalhavan-nas pelo chão, interpretando os seus significados, através de seus simbolos, invertidos ou não.
Foi por volta de 117 d.C. que as runas chegaram ao Ocidente, trazidas pelas mãos dos emissários, aventureiros e comerciantes, que propagaram este método, utilizando madeira, metal ou até mesmo o couro. Muitas vezes desenhavam seus símbolos com o sangue de animais sacrificados.


Os Deuses da Mitologia Nórdica deram nomes aos dias da semana, em alemão e em inglês:

Domingo
Sunday - Santag - Dia do Sol, dia de Baldur, Deus do Sol, da juventude e da beleza, Dia de Apolo

 
Segunda-Feira
Monday - Montag - Dia da Lua

 
Terça-Feira
Tuesday - Dia de Tyw, deus da guerra, Dia de Marte ou Ares

 
Quarta-Feira
Wednesday - Dia de Woden, Dia de Mercúrio.

 
Quinta-Feira
Thursday - Donnerstag - , Dia de Thor, Dia de Júpiter

 
Sexta-Feira
Friday - Dia de Freya, a Venus nórdica.

 
Sábado
Saturday - Dia de Saturno, ou das Nornes, para os germânicos, Deusas da adivinhação

Nenhum comentário:

Postar um comentário