segunda-feira, 11 de outubro de 2010

TAJ MAHAL!!!!!!!!!!!!!!

A MAIOR PROVA DE AMOR!!!!!!!!!


Depois de morta a grande amada,o imperador Shah Jahan gastou 22anos e a maior parte de sua fortuna para construir um mausoléu que fosse digno de tamanha paixão.
Hoje ,ele é o mais famoso cartão postal da Índia.



 
A história do taj Mahal começa como todas as histórias encantadas com um era uma vez......um principe chamado Kurran que se apaixonou por uma princesa aos 15 anos de idade.Depois de 5 anos sem se verem ,em 1612,acabaram por se casar.O Imperador rebatizou-a de Mumtaz Mahal que significa" a Joia do palacio ". Em 1628 o principe foi coroado com o nome de Shah Jahan,mas Mumtaz não reinou durante muito tempo e aos 39 anos morreu ao dar á luz ao 14º filho do Imperador.
Durante 2 anos todos choraram a morte da rainha.



O Taj-Mahal fica em Agra, uma cidade do estado de Uttar Pradesh, na Índia. Situa-se nas margens do rio Yamuna. Tem cerca de 1400 mil habitantes. Foi fundada em 1566 pelo sultão Akbar.


O famoso Taj Mahal é o principal tesouro artístico da cidade.


Cerca de 22 mil homens (escultores, pedreiros, artesãos, calé­grafos) de várias cidades do Oriente trabalharam na construção desse monumento que na opinião do Site Mistérios Antigos é uma das obras mais belas, com grande sentido simbólico, um monumento ao amor do Prí­ncipe Shah Jahan pela Princesa Mumtaz Mahal.


De acordo com a história o Prí­ncipe Shah Jahan, então com 14 anos de idade, visitando um bazar encontrou Aryumand Banu Begam com 15 anos, filha do Primeiro Ministro, ficou tão encantado com a menina que no mesmo momento comprou um diamante de 10.000 ruppes (moeda da Índia: rupia), e entÃo foi ao seu pai e anunciou o seu desejo de casar com ela.


O casamento ocorreu cinco anos mais tarde e dali em diante eles tornaram-se inseparáveis…


A Princesa Aryumand Banu Begam a quem o Príncipe Shah Jahan chamava carinhosamente de Mumtaz Mahal (“A jóia do Palácio”), acompanhava-o em todas as campanhas militares, e era ela que o aconselhava nos negócios do estado e nas obras beneficentes.




Em 1631, a Princesa e sua companheira Mumtaz Mahal, a Jóia do Palácio morreu dando à luz a sua 14° criança, o pri­ncipe ficou com o coração partido e durante duas decadas de sua vida cumpriu com sua promessa: construindo Taj Mahal, um monumento como simbolo do seu amor imortal para sua esposa e eterna companheira.


O Taj Mahal foi construido sobre o tumulo de sua esposa e é considerado uma das maravilhas do mundo. Permanece no meio dos jardins do Rio de Yamuna em Agra.


A parte mais famosa do monumento é a tumba de Mumtaz Mahal (Joia do Palacio) com sua cupula de marmore branco, tambem inclui mesquitas, torres e outros edificios.


Em 1657 Shah Jahan ficou doente, e em 1658 seu filho Aurangzeb aproveitou de sua fragilidade para encarcerar seu pai e ocupar o trono.


Shah Jahan permaneceu em cativeiro até sua morte em 1666. Dizem que ele passou os utimos dias de sua vida olhando fixamente em um pequeno espelho o reflexo do Taj Mahal, e morreu com o espelho em sua mão.


Ele foi enterrado no Taj Mahal com a esposa que ele nunca esqueceu, sua Mumtaz Mahal, a “Joia do Palacio”.


O Taj Mahal,è uma visão do amor e representa toda a eloquencia que este sentimento pode ser. Durante seculos, o Taj Mahal inspirou poetas, pintores e musicos que tentaram capturar a sua magia em palavras, cores e musica. Viajantes cruzaram continentes inteiros para ver esta esplendorosa beleza, sendo poucos os que lhe ficaram indiferentes.


 O grande poeta Tagore disse que: “O Taj Mahal é uma lagrima de amor na face do universo.”

2 comentários:

  1. que legal seu blog tbn enh! bem informativo

    ResponderExcluir
  2. Brigada querido....seja bem vindo a trilha!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir