terça-feira, 22 de março de 2011

Mabon!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Mabon é o festival realizado para a celebração do equinócio de outono. Pronúncia do nome Mabon: "mêi-bon". Ele é o segundo sabá das colheitas.
O equinócio de outono ocorre por volta de 21 de março no hemisfério sul. No hemisfério norte, é celebrado por volta de 21 ou 22 de setembro (as datas dos equinócios e solstícios variam de ano para ano).
Esses dias são pontos de equilíbrio, onde dia e noite se igualam. No entanto, enquanto o equinócio de primavera é um período de equilíbrio para preparar-se para a ação, o equinócio de outono é um período de equilíbrio para preparar-se para o repouso, que vem no inverno.

Lughnasadh (Lammas) marca a coleta efetiva da safra de cereais, mas em seu aspecto sacrificial. O equinócio de outono marca a conclusão da colheita e a ação de graças pela abundância, com ênfase em um futuro retorno desta. É um período de recolhimento e agradecimentos por tudo o que tivemos. Montamos uma mesa farta, repleta de alimentos e compartilhamos com todas as pessoas que amamos.
É época de agradecer também aos nossos ancestrais pelo sangue que corre em nossas veias, pelas características genéticas que deles herdamos e pelas dádivas que eles nos deixaram e nos transformaram naquilo que somos hoje. Reflita sobre as alegrias de sua vida, a liberdade e a maravilha da humanidade como um todo e abençoe todos ao seu redor que colaboram para a sua vida ser da maneira como é hoje.
O que é essencial, em cada sabá, é você saber observar a Natureza, ver suas mudanças, entender seus ciclos e o momento que está vivendo. Por mais que você celebre "segundo a roda do Hemisfério Sul", não se esqueça do que está sendo celebrado no resto do mundo. Somos todos irmãos da Arte. 


Correspondências do sabá de outono
As correspondências são sempre simbólicas e pessoais. No entanto, é bastante interessante você observar as mais variadas correspondências, pois sempre aproveitamos algo para nós mesmos. Apresentamos aqui uma correspondência padrão, que não é fixa, de forma alguma.
Outros nomes para este sabbat
Equinócio de Outono, Alban Elfed, Colheita do Vinho, Cornucópia, Segunda Colheita, Dia de Ação de Graças das Bruxas.
Cores
Marrom, verde, amarelo, vermelho.
Divindades
Relacionadas ao vinho e às colheitas, mas especialmente os mitos de Mabon/Modron e Perséfone/Deméter.
Plantas e ervas
Alecrim, calêndula, sálvia, noz, folhas e cascas, visco, açafrão, camomila, folhas de amêndoa, frankincenso, rosa, agridoce, girassol, trigo, folhas de carvalho, maçã seca, sementes de maçã.
Pedras
Âmbar, quartzo translúcido, olho-de-tigre, citrino.
Toalha do altar
Laranja ou cor de vinho.
Velas
Marrons, cor de vinho ou roxas.
Incensos
Hibisco, mirra, rosa e sálvia (ou misture todos).
Outros apetrechos decorativos
Ramos de ervas secas, girassóis, folhas secas, batatas, bagas e espigas de milho.
Comidas e bebidas
Abóboras, grãos no geral, pães, bolos, raízes de todos os tipos, batatas, nozes, sidra com canela, vinho.


Atividades tradicionais
- Elaborar uma cornucópia para prosperidade
- Fazer bonecas mágicas de maçã
- Andar pelos campos
- Fazer grinaldas e oferecer à Natureza como agradecimento
- Fazer vassouras mágicas
- Fazer amuletos
- Confeccionar uma Rainha da Colheita
- Fazer uma oferenda aos deuses com frutas e folhas
- Encher uma cesta com cones de pinheiros, folhas secas coloridas, trigo, bolotas de carvalho e ramos de pinheiro e deixar na sua porta de entrada para atrair boa sorte
- Colocar espigas de milho na sua porta de entrada


Fonte: Enciclopédia do Site Bruxaria.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário