Hoje a Lua vai estar mais próxima da Terra. A distância será de aproximadamente 356 574 quilômetros, cerca de 6530 quilômetros menos do que o normal.
O fenômeno, também conhecido como "Super Lua", acontece quando a Lua cheia coincide com o ponto – chamado de Perigeu Lunar – em que esta se encontra mais próxima da Terra do que o habitual.
Há muitas teorias sobre o fenômeno, atribuindo que a “Super Lua” seja a causa do terremoto ocorrido no Japão, embora vários cientistas não reconheçam a relação.
O fato da Lua estar mais próxima da terra eleva a força gravítica em até 5% entre a Terra e a Lua, havendo reflexos perceptíveis nas tábuas de marés, e na oportunidade para enfeitiçar os casais apaixonados, numa noite super romântica.
A última vez que a lua cheia esteve tão perto da Terra foi em Março de 1993. Quanto este fenómeno da "super Lua" ocorre, o satélite fica 50 mil quilómetros mais próximo do planeta do que quando se encontra no ponto mais afastado da sua órbita. Este sábado, vai ficar a cerca de 356,5 quilómetros de distância.
Portanto, não se esqueça de olhar para o céu: a Lua vai parecer muito maior do que o habitual e mais brilhante também. Se perder esta oportunidade, a próxima será em 2029.
Nenhum comentário:
Postar um comentário