O nome Essênios deriva da palavra egípcia Kashai, que significa "secreto". Na língua grega, o termo utilizado é "therepeutes", originário da palavra Síria "asaya", que significa médico.
A organização nasceu no Egito nos anos que precedem o Faraó Akhenathon, o grande fundador da primeira religião monoteísta, sendo difundida em diferentes partes do mundo, inclusive em Qumran. Nos escritos dos Rosacruzes, os Essênios são considerados como uma ramificação da "Grande Fraternidade Branca".
Segundo estudiosos, foram nesse meio onde passou Jesus, no período que corresponde entre seus 13 e 30 anos. Alguns estudiosos também acreditam que a Igreja Católica procura manter silêncio acerca dos essênios, tentando ocultar que receberam desta seita muitas influências.
Para medir o tempo, os Essênios utilizavam um calendário diferenciado, baseado no Sol. Ao contrário do utilizado na época, que consistia de 354 dias, seu calendário continha 364 dias que eram divididos em 52 semanas permitindo que cada estação do ano fosse dividida em 13 semanas e mais um dia, unindo cada uma delas. Consideravam seu calendário sintonizado com a "Lei da Grande Luz do Céu". Seu ritmo contínuo significava ainda que o primeiro dia do ano e de cada estação sempre caía no mesmo dia da semana, quarta-feira, já que de acordo com o Gênesis foi ao quarto dia que a Lua e o Sol foram criados.
Segundo os Manuais de Disciplina dos Essênios dos Manuscritos do Mar Morto, os essênios eram realmente originários do Egito, e durante a dominação do Império Selêucida, em 170 A.C. formaram um pequeno grupo de judeus, que abandonou as cidades e rumou para o deserto, passando a viver às margens do Mar Morto, e cujas colônias estendiam-se até o vale do Nilo.
No meio da corrupção que imperava, os essênios conservavam a tradição dos profetas e o segredo da Pura Doutrina. De costumes irrepreensíveis, moralidade exemplar, pacífica e de boa fé, dedicava-se ao estudo espiritualista, à contemplação e à caridade, longe do materialismo avassalador. Os essênios suportavam com admirável estoicismo os maiores sacrifícios para não violar o menor preceito religioso. Procuravam servir a Deus, auxiliando o próximo, sem imolações no altar e sem cultuar imagens. Eram livres, trabalhavam em comunidade, vivendo do que produziam.
Os Essênios não tinham criados, pois acreditavam que todo homem e mulher eram um ser livre. Tornaram-se famosos pelo conhecimento e uso das ervas, entregando-se abertamente ao exercício da medicina ocultista. Não era possível encontrar entre eles açougueiros ou fabricantes de armas, mas sim grande quantidade de mestres, escribas, instrutores, que através do ensino passavam de forma sutil os pensamentos da seita aos leigos.
Em seus ensinos, seguindo o método das Escolas Iniciáticas, submetiam os discípulos a rituais de Iniciação, conforme adquiriam conhecimentos e passavam para graus mais avançados. Mostravam então, tanto na teoria quanto na prática, as Leis Superiores do Universo e da Vida, tristemente esquecidas na ocasião. Alguns dizem que eles preparavam a vinda do Messias.
Era uma seita aberta aos necessitados e desamparados, mantendo assim inúmeras atividades onde a acolhida, o tratamento de doentes e a instrução dos jovens eram as faces externa de seus objetivos. Não há nenhum documento que comprove a estada essênia de Jesus, no entanto seus atos são típicos de quem foi iniciado nesta seita. A missão dos seguidores do Mestre Verdadeiro foi a de difundir a vinda de um Messias e nisto contribuíram para a chegada de Jesus.
ORAÇÕES MÁGICAS DOS ESSÊNIOS
Oração para a manhã de Sábado
– Comunhão com a Mãe Terrenal.
Em voz alta, diga: A Mãe Terrenal e eu somos um. Ela dá o alimento da Vida a todo o meu corpo!
Depois concentre-se e medite sobre a força dos frutos..., grãos... e plantas que cobrem o planeta.
Sinta as emanações terrestres fluindo até você e fortalecendo o metabolismo de seu corpo.
Oração para a manhã de Domingo
– Comunhão com o Anjo da Terra.
Em voz alta, diga: Anjo da Terra, abençoa meus órgãos reprodutores e regenera todo o meu corpo!
Então, concentre-se e medite sobre a força do crescimento das plantas... e o poder germinativo das sementes.
Sinta o fluxo do Anjo da Terra transformando a sua energia sexual em força regenerativa.
Oração para a manhã de Segunda-feira
– Comunhão com o Anjo da Vida.
Em voz alta, diga: Anjo da Vida, abençoa meus membros e fortalece todo o meu corpo!
Medite a respeito das árvores... e florestas.
Sinta o seu corpo absorvendo a Força Vital que irradia da natureza.
Oração para a manhã de Terça-feira
– Comunhão com o anjo da Felicidade.
Em voz alta, diga: Anjo da Felicidade, desce até a Terra e confere a Beleza a todas as coisas!
Então, medite na cor do poente..., no aroma de uma flor... ou no canto de um pássaro.
Saboreie essas sensações, recebendo as vibrações da Beleza.
Oração para a manhã de Quarta-feira
– Comunhão com o anjo do Sol.
Em voz alta, diga: Anjo do Sol, abençoa o meu centro solar e comunica o fogo da Vida a todo o meu corpo!
Em seguida, medite no Sol... e em seus raios dourados.
Sinta os raios solares penetrando pelo seu peito e sendo enviados por todo o seu organismo.
Oração para a manhã de Quinta-feira
– Comunhão com o Anjo da Água.
Em voz alta, diga: Anjo da Água, abençoa o meu sangue e concede a Água da Vida a todo o meu corpo!
Depois, medite nas águas dos mares... rios... e lagos.
Sinta as correntes da água da Vida penetrando em sua corrente sangüínea.
Oração para a manhã de Sexta-feira
– Comunhão com o anjo do Ar.
Em voz alta, diga: Anjo do Ar, abençoa os meus pulmões e insufla o Ar da Vida a todo o meu corpo!
Depois, medite no ar puro das montanhas... e vales.
Sinta o Ar da Vida invadindo seus pulmões!
Nenhum comentário:
Postar um comentário