Hoje é dia de Reis, na tradição cristã, e marca o dia para a veneração aos Reis Magos, que a tradição surgida no século VIII converteu nos santos Belchior, Gaspar e Baltazar. Nesta data, ainda, encerram-se para os católicos os festejos natalícios - sendo o dia em que são desarmados os presépios e por conseguinte são retirados todos os enfeites natalícios.
Os Reis Magos eram astrólogos do Oriente e, poucos falam disso, mas eram realmente magos, que tinham acesso à informação da chegada do Menino Jesus eles vieram do Oriente, guiados por uma estrela, para adorar o Menino Jesus, em Belém
.É feriado em Espanha.É também comemorado o dia do Astrólogo.
É hora de desmontar a árvore de Natal, o ano já inicia.
Zeram-se os calendários, eis a presença da Astrologia numa data tão simbólica para o mundo ocidental e para a humanidade
De qualquer modo é notável tal registro nos anais da nossa história, acerca da presença de pelo menos três Reis Sábios, vindo de terras tão distantes, para se encontrarem sob a luz de uma estrela brilhante no deserto da existência humana, que em tal época naquela região, se tem registro de atravessar um período de imensa barbárie.
Cada qual, diz a Tradição, representante de uma Escola de Sabedoria da antiguidade, traz o seu presente em alusão ao reconhecimento aos "dons" que Deus dá a todo homem por ocasião de seu nascimento.
Da Europa Oriental vem o OURO, representando a Escola da Alquimia, simbolizada pelo Sol.
Da Africa vem a MIRRA, representando a Escola da Magia, simbolizada pela Lua.
E do Extremo Oriente vem o INCENSO, a Escola da Astrologia, simbolizada por Saturno.
Mas que presentes são esses que recebemos ao nascer?
O OURO — representado pelo Sol - sugere a possibilidade da transformação do chumbo no ouro, a transmutação da ignorância na sabedoria, do menos valioso no mais precioso — a possibilidade da realização da consciência.
Os "dons" da consciência e da auto consciência
O sentido de identidade
A presença da essência da vida que habita todos os cosmos
O sentido de identidade
A presença da essência da vida que habita todos os cosmos
O dom da sensibilidade e da imaginação criativa — que permite transcender o presente — ir visitar o passado — a lembrança de si mesmo — acesso à memória do futuro para escolher novas idéias sementes.
O INCENSO — Saturno - o senhor do tempo - a transformação do denso no sutil — a elevação da consciência das coisas da terra para as dimensões espirituais, cósmicas — a percepção do tempo, de onde viemos para aonde vamos.
O dom do aprendizado - a experiência da consciência no TEMPO — o amadurecimento — a sabedoria dos ciclos. A superação — a determinação — a força da vontade e disciplina.
Mas de todos, qual é o maior PRESENTE?
É O CÉU — de nosso nascimento — que desce à Terra — no PRESENTE — daquele momento único em que a Luz da estrelas é dada pela mãe ao filho.
Toda criança que nasce traz um pedacinho do céu para Terra.
O céu é o maior PRESENTE! E com ele - um CAMPO DE POSSIBILIDADES INFINITAS, onde a semente do LIVRE ARBÍTRIO foi plantada.
Uma Magia para o Dia de Reis (do site Somos Todos Um)
CRESCIMENTO PROFISSIONAL E PROSPERIDADE
Dia 6, dia de Reis, coloque uma romã dentro de um saquinho confeccionado de pano vermelho e ofereça aos 3 Reis Magos: Baltazar, Gaspar e Melchior. Pendure esse saquinho atrás da porta e deixe lá o ano inteiro. Poderá ser feito também no dia 20 de março quando começa o ano astrológico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário