sexta-feira, 21 de outubro de 2011

O Ritual dos Kouretes



Na Antiga Grécia, realizava-se hoje o ritual dos Kouretes. Sacerdotes que se dedicavam ao culto da deusa Cibele(Rhea) atuando como iniciadores nos mistérios da vida e das artes mágicas. Eram vistos como mestres e protetores dos jovens. Também eram curadores, artesãos, construtores, armeiros, magos e videntes.

O nome “kouretes” vem da expressão “filhos de Cronos”. Cronos era o marido da deusa Rhea, equivalente a Cibele, que devorava todos os filhos que nasciam com medo de ser destronado. Rhea colocou Zeus, quando criança, numa caverna no Monte Ida, em Creta, para protegê-lo do canibalismo paterno. Os Kouretes com suas danças frenéticas, gritos, ecudos e lanças, protegeram o bebê divino.

Alguns estudiosos dizem que os Kouretes eram deuses das montanhas selvagens e inventores da arte metalúrgica. Pode-se dizer que foram os primeiros guerreiros armados. Também se dedicavam à caça e à apicultura. 



Ritual:


Acenda um incenso . Oferte-o à Deusa
Trago uma oferenda, bela e fina,
O aroma se ergue no ar
Para alcançar seus domínios.
Abençoe-me,
Ó senhora da Lua Escurecida.
 
Ouça-me, ó Guardiã da Sabedoria
Minha voz voa pela noite até você.
Mostre-me novos caminhos a seguir
Para mudar minha vida e torná-la nova.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário